Om




"A fala dos homens não consegue chegar até os Deuses... Para falar com Eles, é preciso usar a linguagem que lhes é própria... E que é feita de sons, não de palavras... Essa linguagem, ou os encantamentos dos mantras é o agente mais eficaz e a chave mais importante para abrir o canal de comunicação entre os Mortais e os Imortais".- H. P. Blavatsky, 

A Doutrina Secreta, Ed. Pensamento





Os mantras são as representações sonoras das divindades e costumam ser frases curtas, geralmente versos compostos de algumas sílabas e com sentido bem claro, mas também existem os mantras compostos de versos extensos formados por sílabas, aparentemente sem sentido. Os "sons-semente" ou "seminais" são formados por uma unica sílaba que geralmente terminam num som de "n" ou "m". Os sons semente costumam dar origem a sons mais complexos.Dentro desta categoria, o mantra mais conhecido é Aum ( ou Om).

O mantra OM, é bastante usado, por ser uma representação cósmica do universo em movimento e totalidade. Seu significo nos remete ao absoluto, ao supremo, a Brahma (Deus). Uma vez desenhado, como na imagem acima, torna-se um Yantra que é a representação gráfica de um mantra, o seu desenho. 

O mantra OM, compõe-se da trindade cósmica. A,U,M tendo o som “O” o resultado da fusão cósmica de A e U. Quando você entoa esse mantra entra em sintonia com as energias cósmicas, energias de curas que estão espalhadas em todo universo.. Aum corresponde às três principais divindades - Brahma, Vishnu e Shiva.
Os mantras geralmente são palavras em sânscrito e  é formado por um conjunto ordenado de letras em certa e determinada seqüência sonora. Para que produza os efeitos específicos é necessário entonação apropriada com relação ao som e ritmo. Se o mantra for traduzido ele perde a sua potência (shakti) como tal, tornando-se mera palavra ou frase.

Leave a Reply