O mantra Gam e Ganesha






Gam é um mantra seminal que evoca Ganesha, o bondoso deus com cabeça de elefante, muito amado e cultuado não só na Índia,mas em várias partes do mundo por sua capacidade de remover obstáculos e também por trazer prosperidade e abundância. 
Ganesha também é o patrono das artes, artesanato e das artes plásticas, especialmente as esculturas. Também é considerado o senhor da Astrologia e deus das colheitas, especialmente as de cana-de-açúcar.
Ganesha tem 108 nomes, embora os mais conhecidos sejam Ganesha mesmo, Ganapati e Vinayaka




A história de Ganesha



Existem várias versões sobre como Ganesha se tornou o deus com cabeça de elefante, mas a mais conhecida é a narrada abaixo.
Ganesha é filho de Shiva e Parvati. Shiva costumava se ausentar com frequência e passava longos períodos longe de sua esposa Parvati, meditando no monte Kailasa. Depois de uma dessas ausências prolongadas, Shiva voltou para casa, mas quem estava guardando a porta era Ganesha, seu filho, que ele nem sabia que existia, pois este havia nascido durante sua ausência. Como Ganesha havia recebido ordens de sua mãe para que não permitisse a entrada de desconhecidos, quando Shiva tentou entrar, Ganesha, sem saber que se tratava de seu pai, o impediu, lutando contra o exército de Shiva. Tomado de fúria, Shiva o matou, cortando sua cabeça.
Quando Parvati tomou conhecimento do que havia acontecido, de que seu filho estava morto, se desesperou. Shiva, ao tomar conhecimento de que havia matado seu próprio filho prometeu a Parvati que restituiria a vida do filho, então deu ordens a seu exército para que saíssem e lhe trouxessem a cabeça do primeiro ser vivo que encontrassem pelo caminho e logo depois seus homens voltaram com uma cabeça de um jovem elefante, que Shiva colocou no lugar da cabeça cortada.
Ao colocar a cabeça do elefante no lugar da cabeça de seu filho, quebrou uma de suas presas (se repararem, nas imagens do deus Ganesha é possível ver que uma das presas está quebrada). Shiva o reconheceu como filho, dando-lhe o nome de Ganesha, nome derivado de Gana (exército, povos celestiais) e Isha (senhor).
Shiva também ordenou que Ganesha fosse sempre venerado antes de qualquer outro deus, antes de qualquer cerimônia, rito ou ritual. Portanto, se você pretendo iniciar a prática de um mantra para resolver algum problema específico, é bastante recomendável que antes de entoar o mantra principal, entoe antes o mantra de Ganesha.



O simbolismo de Ganesha






As estátuas e imagens de Ganesha contém muitos elementos simbólicos, entre eles podemos citar alguns:
-A tromba curvada representa a flexibilidade, a capacidade de distinguir o certo do errado;
-As orelhas grandes em contraste com sua boca pequena representa a importância de se ouvir mais e de se falar menos.
A barriga grande representa a capacidade de aceitar tanto as coisas boas quanto as más de forma tranquila;
-A cabeça grande representa a sabedoria e o "pensar grande";
-A presa quebrada representa a imperfeição do mundo material;
-O terceiro olho representa enxergar o mundo com a sabedoria espiritual;
-Os olhos pequenos representam o poder de concentração e uma visão mais ampla das coisas.
-O machado na mão serve para cortar o apego a coisas materiais e também remove os obstáculos do caminho.
-O martelo aparece em muitas imagens pois Ganesha é o patrono das artes, artesanato e esculturas;
-A flor de lótus em uma das mãos representa a pureza, é estar no mundo, mas não estar apegado ao mundo material;
-A bandeja de modak (os doces ) que muitas vezes ele traz em uma das mãos representa o doce sabor, a felicidade, que a iluminação (gyana) nos traz;
-O ratinho que costuma aparecer nas imagens de Ganesha e no qual em muitas fotos Ganesha aparece montado como se fosse seu "veículo" representa os desejos mundanos e a necessidade de se dominá-los.


Como montar um altar para Ganesha em sua casa






É muito auspicioso ter uma imagem de Ganesha em casa, já que ela costuma atrair sorte e prosperidade para seus moradores, porém é importante saber onde colocá-la.O correto é colocar a imagem de Ganesha de frente para a porta de entrada da casa. Também é aconselhável que a imagem fique sobre uma base elevada, como a da foto acima.
É importante assegurar que a imagem esteja longe de banheiros ou paredes anexas a banheiros. Não é muito bom manter a imagem num quarto, mas se não tiver outro local para colocá-la, tome o cuidado de não colocar a imagem num local onde os pés da cama fiquem voltados para ela.

Qual imagem adquirir?





Isso fica a seu critério, vai de acordo com seu gosto e seu bolso. Aqui no Brasil - pelo menos aqui em São Paulo - é possível encontrar imagens de Ganesha que variam desde trinta até quase vinte mil reais (maravilhosa, por sinal).
O importante é que quando você comprar uma imagem, ela seja de um tipo que seja possível lavá-la. Ao trazê-la para casa, lave-a com água e sabão, depois lave-a com leite e enxague-a com água.

Como é feito ritual de Ganesha





Na Índia, é feito o Puja, que é o ritual para cultuar Lord Ganesha, mas mesmo aqui no Brasil, apesar de não termos a tradição e o conhecimento do povo hindu, ainda podemos cultuar Lord Ganesha.
Se você quiser fazer um ritual para Ganesha, você pode começar banhando a imagem com leite, depois com água e em seguida secando-a com cuidado com um pano limpo e macio. Escreva num pedaço de papel seus pedidos e coloque embaixo da imagem de Ganesha.
Enfeite a imagem com flores vermelhas (na Índia, é comum usarem guirlandas de flores vermelhas em volta da estátua de Ganesha), mas você  pode colocar as flores ao lado da imagem. Pode ser qualquer flor, desde que seja vermelha.
Não é obrigatório, mas se quiser, você pode acender uma vela amarela, vermelha ou dourada ao lado da imagem e acender também um incenso. Os incensos mais usados são os de sândalo e coco.
Também pode-se colocar uma pequena tigela com um pouco de arroz cozido, ou um prato com frutas (como banana ou coco, picados) diante da imagem. No dia seguinte. coloque num saquinho o arroz ou as frutas e descarte no seu lixo.
Ainda há outra forma de se fazer uma oferenda a Ganesha, que é colocando docinhos num prato (pode ser doces a base de coco, como cocadas, balas de coco, eu costumo colocar paçoquinhas). No dia seguinte, você e sua família podem consumir esses doces caso queiram.Os pedidos devem ficar embaixo da estátua até serem realizados.
Durante todo o ritual é recomendado recitar o mantra de Ganesha.


O mantra de Ganesha



O mantra de Ganesha é "Om Gam Ganapataye Namaha" e significa: "Saudações ao Removedor de Obstáculos" ou "Saudações àquele que remove obstáculos"

Sharanan Ganesha não faz parte do mantra original, que está acima, e significa "sob a proteção de Ganesha"

Jai Ganesha significa "Salve Ganesha" 

A forma correta de se pronunciar o mantra de Ganesha é esta:





Sempre que iniciamos algo, ou quando queremos começar a prática de um mantra para alcançarmos algum objetivo, é bom recitarmos o mantra de Ganesha primeiro. Ele rege os começos, remove os obstáculos para que as coisas transcorram de forma tranquila.

Para quem está procurando trabalho, este mantra abaixo é perfeito:








Este outro mantra abaixo também é dedicado a Ganesha e é composto de vários mantras seminais, além do mantra principal de Ganesha, Uma curiosidade sobre ele é que o som dos mantras seminais que o compõem lembram sons de sinos:







6 thoughts on “O mantra Gam e Ganesha”

  1. Eu estou montando o altar de Ganesha de acordo.com seu blog, mas eu tenho uma dúvida: eu vou colocando as oferendas todos os dias até meu pedido se realizar ou coloco oferendas todos os dias pra ele independente de ter pedido ou não? (pretendo manter o altar dele permanentemente). O que eu faço no altar se meu pedido foi realizado?

    Grata

  2. Eu estou montando um altar pra Ganesha de acordo com seu blog, mas tenho dúvidas: eu devo ir colocando oferendas pra ele todos os dias até o pedido ser realizado ou posso colocar oferendas todos os dias independente de ter feito o pedido? O altar vai ficar permanente na minha sala. O que faço quando meu pedido for realizado? O que faço quando não tem pedido? Grata

  3. Cris, não precisa colocar oferendas todos os dias, vc pode acender um incenso de coco ou sândalo, quando faz o mantra. Os docinhos, frutas, etc, vc coloca quando pode ou quando deseja. O altar é permanente, quando vc tem seu pedido atendido, vc faz seu agradecimento e pode fazer uma oferenda pra Ganesha (não é obrigatório).
    Se vc nõ tem um pedido específico, tudo bem.
    Bjs!

  4. Toda a minha vida deixei minhas estátuas de Ganesha na estante a frente da minha cama. Ou seja os pés da cama ficam viradas para as estátuas, mais que está no quarto... mas porque isso é errado?

Leave a Reply